Post no blog da Meu Mundo Personalizado sobre o desnvolvimento do cerebro da crinca nos primeiros anos de vida

4 dúvidas respondidas sobre o desenvolvimento infantil

Um relevante documento publicado pela Unicef denominado Situação da Infância Brasileira discute a importância dos primeiros anos de vida da criança e ressalta que o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem começam bem antes do ingresso na escola.

Desde antes do nascimento e até os sete primeiros anos de vida, 90% das células cerebrais serão formadas, sendo que um número infinito de sinapses — as conexões entre neurônios — já entram em ação logo após o parto.

Dados assim demonstram a importância da atuação conjunta da família e da sociedade desde os primórdios da vida, para que a criança se desenvolva física e emocionalmente saudável.

Como promover o desenvolvimento infantil?

Para que o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança aconteça dentro do esperado, é importante proporcionar a ela um ambiente de harmonia e afeto, com estímulos na medida certa. Além disso, ela deve ser exposta a novas e desafiantes experiências desde bebê.

A participação da família e dos educadores é fundamental, bem como as políticas públicas e os serviços de apoio e garantia de direitos de mães e filhos. Assim, garantir o bom desenvolvimento infantil é tarefa de toda a sociedade, e não só da família.

Como o pai pode atuar no desenvolvimento da criança?

O já mencionado relatório da Unicef salienta, na página 10, que a presença do pai deve ser estimulada desde o pré-natal. Mesmo que pai e mãe não vivam juntos ou que o pai não seja o biológico, a participação masculina nos cuidados da criança é benéfica e bem-vinda. As únicas tarefas maternas exclusivas são a gestação e a amamentação: todas as outras podem e devem ser compartilhadas por mãe e pai.

Outra atuação paterna importante é se interpor entre mãe e filho, para que a criança perceba que a mãe não pertence só a ela, propiciando a resolução do complexo de Édipo. A interposição do pai ajuda a criança a romper a relação simbiótica com a mãe e caminhar para a socialização e para a formação de sua identidade própria, segundo a pedagoga Cíntia R. Bonalume.

A figura masculina também atua diferentemente na hora das brincadeiras. Enquanto a mulher tende a ser protetora e a deixar que a criança lidere a brincadeira, o homem é fisicamente mais ativo e liderante. Sendo mais direto, o pai estimula a independência e as brincadeiras mais ousadas. Assim, os estímulos vindos da mãe e do pai promovem o desenvolvimento cerebral diferenciado, ainda segundo o relatório Unicef..

Qual é o papel da escola no desenvolvimento infantil?

As crianças, especialmente as mais novas, aprendem por meio de experiências sensoriais. Portanto, a escola dos primeiros anos da infância precisa facilitar a exploração do ambiente e estimular novas descobertas. A atuação conjunta de pais, educadores, profissionais da creches, da pré-escola e da saúde nessa tarefa prepara a criança para a transição ao ensino fundamental.

A escola, além da educação formal, promove o crescimento intelectual e psicológico da criança. Além do aprendizado acadêmico, propicia o desenvolvimento de habilidades para a vida, como trabalho em equipe, boas maneiras, compartilhamento, união e responsabilidades. No ambiente da escola, a criança aprende a viver em comunidade e assimila as regras da boa convivência em sociedade.

Como os brinquedos e as brincadeiras influenciam no desenvolvimento das crianças?

Por meio dos brinquedos e das brincadeiras, a criança desenvolve habilidades linguísticas, coordenação motora, capacidade de aprendizado e raciocínio lógico. Além disso, ao brincar com outras crianças, ela aprende a socializar e a respeitar regras.

Assim, o simples fato de comprar e oferecer um presente a uma criança implica em um ato de responsabilidade. Antes de escolher um brinquedo por simples modismo, analise seu eventual impacto no desenvolvimento da criança.

Nem todo brinquedo é inofensivo. Observar as recomendações da embalagem sobre a segurança física da criança é fundamental. Porém, mais importante ainda é analisar que tipo de comportamento aquele brinquedo (ou brincadeira) vai estimular na criança.

Na infância, se adquirem hábitos e comportamentos que perduram na vida adulta. Por isso, oferecer um brinquedo a uma criança está longe de ser um ato banal. Pense na consequências!

Agora que você sabe mais sobre o desenvolvimento infantil, que tal deixar um comentário para fomentar a discussão sobre o assunto?

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