Sexualidade: como falar sobre o tema com seus filhos

Sexualidade: saiba como tratar esse tema com crianças

Crianças são curiosas por natureza: basta que não entendam como algo funciona para nos “bombardearem” com suas perguntas. E, para que não sejamos pegos de surpresa, devemos estar preparados para quando surgirem as primeiras dúvidas sobre sexualidade.

A velha fórmula de se esquivar do assunto ou contar a história da cegonha que traz a sementinha já não funciona mais. É necessário manter um canal de diálogo aberto com os filhos, pois caso não encontrem as respostas em casa, eles tendem a procurá-las em outros locais, ficando expostos a noções distorcidas sobre o assunto.

O diálogo sobre o tema é necessário e você vai precisar de uma boa dose de sensibilidade e espírito de acolhimento. É importante não atropelar o processo: responda a cada pergunta que surgir, quando surgir.

É necessário ter em mente, entretanto, que a criança passa por diversas fases de desenvolvimento até chegar à adolescência. E a linguagem através da qual você deve falar com ela também muda com o tempo. E as perguntas também mudam: a percepção de mundo vai se transformando através do tempo. O papel dos pais é fundamental nessa formação.

Embora não exista fórmula pronta para contornar a situação, listamos abaixo a melhor maneira de falar com o seu filho de acordo com a faixa etária.

1. Crianças entre 3 e 6 anos

Nesta fase, surgem os questionamentos sobre as diferenças anatômicas entre meninos e meninas e como os bebês vão parar na barriga das mães. É importante que você não demonstre desconforto ao falar sobre o tema e o trate com a maior naturalidade possível, respondendo à pergunta na linguagem que você usa habitualmente com a criança.

Nessa época também é importante explicar que, embora a nudez seja algo natural (muitas crianças têm o hábito de tomar banho com os pais), não se pode mostrar os órgãos genitais em público. Livros voltados para o tema podem ajudá-lo.

2. Pré-adolescentes de 7 a 9 anos

Nessa idade, já é possível ter uma conversa mais séria sobre como acontece a relação sexual e como funciona uma gestação.

Mostre ao seu filho que ele pode confiar em você para conversar sempre que surgir alguma dúvida.

3. Adolescentes de 10 a 13 anos

É nessa fase que começa a descoberta do próprio corpo; ela se dá, num primeiro momento, por meio da masturbação. Isso é perfeitamente normal e não há motivos para crises ou represálias caso você entre no quarto do seu filho e o encontre se masturbando. Além disso, nessa fase as meninas têm a primeira menstruação e os meninos, a primeira ejaculação.

Tente abordar com naturalidade temas como doenças sexualmente transmissíveis e como se proteger. É comum que comecem a aparecer “ficantes” ou “namoradinhos”, mas avalie se não é cedo demais para permitir que seu filho durma na casa da pessoa com quem está se relacionando e saiba dizer não caso necessário.

4. Jovens de 14 a 16 anos

Caso você descubra ou seu filho conte que está se relacionando com alguém, procure dialogar abertamente e conhecer a pessoa. Dormir na casa do namorado é permitido, desde que as famílias se conheçam. É normal também que alguns tenham a primeira relação sexual e os pais devem estar preparados para isso.

Evite invadir a privacidade do seu filho, lendo diários ou logando em suas redes sociais. O ideal é que você conquiste a confiança para que ele mesmo te conte mais sobre a sua vida.

Se você gostou de saber mais sobre como abordar o tema da sexualidade com seus filhos, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Pinterest.

Deixe uma resposta