Saiba como criar um ambiente trabalho agradavel e alcançar o sucesso

3 dicas para manter um clima positivo no ambiente de trabalho

Quem quiser alcançar o sucesso com sua equipe sabe muito bem que o ambiente de trabalho interfere nesse processo. De nada adianta ter um grupo de colaboradores bem qualificados, uma ideia inovadora ou bons recursos se a atmosfera na empresa for desagradável. Daí a importância de manter um clima positivo na corporação.

Desarmar o pessimismo, dar incentivos e até mesmo ouvir mais os colaboradores são atitudes que indicam o caminho para um ambiente de trabalho mais acolhedor e eficiente.

Neste artigo, você vai conhecer 3 dicas para deixar o clima onde você trabalha mais favorável para grandes conquistas e bom rendimento. Confira!

1. Trabalhe com bonificação eventual

Sabe aquele colaborador cujo trabalho você tem acompanhado e tem percebido notável esforço para cumprir determinada meta? Dê um prêmio para ele!

Esse tipo de bonificação é extremamente eficaz para motivar funcionários que acabaram de chegar na empresa e ainda estão se adaptando à política corporativa. Essa tática também vale para aqueles colaboradores que estão sujeitos a uma nova demanda de metas na empresa.

Um detalhe é que essa bonificação deve ser eventual e ligada a um desempenho considerável do colaborador. Ela não pode ter uma habitualidade definida, pois dessa forma ela seria confundida como parte da remuneração e assim perderia a sua qualidade de incentivo.

Outro detalhe é que esse tipo de bonificação não obrigatoriamente precisa ser em dinheiro. Pode ser a ampliação de dias de férias, um jantar em um bom restaurante ou uma entrada para um show musical. Ainda, dependendo do perfil do colaborador, você pode agraciá-lo com pequenos presentes.

2. Receba sugestões

Muitas vezes para reverter o clima de pessimismo na empresa, o gerente de Recursos Humanos já aplicou diversas dinâmicas e metodologias, mas não obteve sucesso. Talvez seja a hora de deixar que os colaboradores também participem do processo. Então, convide-os para dar sugestões.

Esse método é bastante eficiente, pois envolve os colaboradores no processo de construção do clima organizacional e funciona como uma recompensa.

Peça a eles algumas sugestões para serem aplicadas naquele ambiente. As ideias apresentadas que forem econômicas e criativas serão as mais cotadas para serem aceitas.

É importante que o gerente de Recursos Humanos informe a cada colaborador que deu uma sugestão sobre o status do pedido. Diga se está sendo analisado, se foi aceito ou não. Isso porque se a proposta for aprovada, o colaborador vai se sentir parte da empresa e com isso disseminar um clima positivo na organização.

3. Ofereça momentos de descontração

Geralmente o clima do trabalho fica carregado, porque os colaboradores estão tensos demais. Deixe-os relaxar um pouco. Ofereça um momento de encontro para que eles conversem sobre outros assuntos e troquem ideias. Você pode fazer um almoço ou promover a famosa hora do café.

Momentos de confraternização como esses contribuem para um melhor relacionamento e comunicação da equipe. Eles vão poder conversar sobre eventuais tensões que comprometem o clima positivo da empresa. Além do mais, nesses tipos de evento é possível melhorar o networking.

Com essas três dicas você vai produzir um clima mais positivo no seu ambiente de trabalho. De qualquer maneira, é sempre bom desenvolver a confiança com a sua equipe. Trabalhe a ideia de responsabilidade com seus colaboradores. Explique que cada um tem uma função primordial para o sucesso de todo o grupo. Assim, a atmosfera de trabalho vai ser preenchida com muito comprometimento.

Para já começar a espalhar um clima positivo ao seu redor, que tal compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais?

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