Gravidez e empreendedorismo. Como conciliar

5 lições para te ajudar a conciliar gravidez e empreendedorismo

Muitas mulheres que escolheram empreender veem a gravidez como um obstáculo. Algumas delas acreditam que neste momento da vida deverão dar um tempo nos seus negócios, outras acham que é uma fase em que pensar em trabalho é proibido. Mas há bastante criatividade e disposição quando o assunto é gravidez e empreendedorismo.

Isso porque, durante esse período, a gestante pode aproveitar para se atualizar ou treinar colaboradores para que eles possam receber novas funções. Sem falar da ajuda do companheiro para dividir as tarefas do empreendimento!

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 5 conselhos para que a gravidez e empreendedorismo sejam duas variáveis que se dão muito bem!

1. Coloque limites no seu trabalho

Durante a gravidez, seu ritmo de trabalho vai reduzir a intensidade. Você terá que tomar alguns cuidados como não carregar peso ou se estressar. Além do mais, as primeiras dores já vão surgir no corpo, o que vai deixar você bastante cansada para trabalhar.

Sendo assim, no momento da gravidez, coloque limite no seu trabalho. Estipule horários e funções determinadas a serem desempenhadas. Mesmo se dedicando menos, você consegue tocar o negócio sem perder a qualidade.

2. Aproveite para se atualizar

Com a carga horária de trabalho reduzida, você vai ter mais tempo livre durante a gravidez, não concorda? Aproveite desses instantes para se atualizar.

Além de se inteirar sobre a vida de ser mãe e criar filhos, faça cursos sobre empreendedorismo. Se puder, participe de grupos e assista a palestras e a vídeos online. Os canais no YouTube de mulheres empreendedoras são uma excelente fonte de inspiração!

Seja qual for a maneira que preferir, use seu tempo livre para saber das novidades do mundo dos negócios.

3. Delegue tarefas à equipe

Durante pelo menos os 9 meses de gravidez, você precisará de ajuda para assumir o seu negócio. Afinal, neste fase, você não vai poder ficar o tempo inteiro resolvendo coisas do trabalho. Então, treine a sua equipe e delegue tarefas.

Passe aos colaboradores o conhecimento necessário para executar algumas funções. Depois que aprenderem, distribua tarefas para eles. Nessas horas, é sempre bom delegar funções para uma pessoa competente e de confiança, pois seu negócio precisa estar em boas mãos durante a sua ausência.

4. Prepare seu companheiro

É preciso continuar administrando o próprio negócio, mesmo que você vá fazer isso de modo menos ativo. E para ajudar nisso, vai ser necessário dividir responsabilidades com o seu companheiro.

Além de fazer a parte dele na troca de fraldas e nos banhos do bebê, seu marido pode contribuir assumindo tarefas também no seu empreendimento. Converse com seu companheiro sobre essa possibilidade e peça o apoio dele.

5. Pense em novos projetos

A gravidez é um momento de experimentar novas sensações — inclusive para novos projetos empreendedores. Você pode desfrutar desse momento para reelaborar seus negócios, objetivos e estratégias.

Outra boa ideia é considerar a sua experiência de gravidez para abrir um novo negócio. Alguns empreendimentos mais criativos surgiram a partir dos desejos e das necessidades das mães gestantes. Fazendo ao mesmo tempo parte do público consumidor e fornecedor, você terá uma visão privilegiada das características desse tipo de negócio.

Essas foram situações em que a relação gravidez e empreendedorismo pode ser bastante produtiva.

E aí, o que você está pensando para o período da gravidez? Conte para a gente deixando um comentário no post!

Deixe uma resposta