Quando é o momento ideal de colocar seu filho na escola?

Vivenciamos uma época em que a escolarização dos filhos é uma preocupação cada vez mais constante para os pais. Desde já, anunciamos que não existe idade ideal para colocar uma criança na escola. A idade de início da escolarização obrigatória, segundo a legislação brasileira atual, é aos 4 anos, mas os especialistas explicam que desde os 2 anos a criança já está apta a ir à escola.

O objetivo deste texto é apresentar alguns aspectos que devem ser levados em consideração para saber quando é o melhor momento para colocar o seu filho na escola.

As condições da educação infantil

Segundo a emenda constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009, há obrigatoriedade, por parte do governo, de educar os seus cidadãos dos 4 aos 17 anos. A educação infantil, fase primordial da educação básica, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, em todos os seus aspectos, diz a lei.

Na escola, as crianças começam a aprender conceitos de números, letras e educação psicomotora, o que será essencial para obter o conhecimento posterior. Portanto, deve-se começar após os 2 anos. Entre 0 e 2 anos, colocar a criança na escola dependerá das condições da família.

Não há um indicador que determine se seu filho está pronto para ir à escola. Os especialistas estão de acordo de que as necessidades de desenvolvimento da criança devem ser avaliadas em diferentes áreas.

Todos os pais desejam que seu filho seja bem sucedido, e para isso, pensam que quanto mais cedo matriculá-lo numa instituição de ensino, mais êxito terá. Por um lado, isso pode ser verdade em parte, pois a socialização, a mediação da aprendizagem e o contato com ambientes diferentes estimulam o desenvolvimento cognitivo da criança.

Por outro lado, alguns pais ficam receosos em enviar os seus filhos muito cedo para a escola, pois temem que seus filhos possam desenvolver alguma patologia, já que possuem sistema imunológico frágil e estão em contato direto com outros seres humanos. Sabe-se que as vacinas que a criança recebe até primeiro ano só podem surtir melhor efeito após o segundo ano. Assim, ter cautela é importante.

Algumas instituições são aptas a receber crianças, de acordo com sua especialidade e idade dos alunos. Dessa forma, é possível matricular em creche, jardim de infância e colégio. Acompanhe as especificidades de cada uma.

A creche

Normalmente, a idade mais adequada para que seu filho comece ir para a creche é entre os 18 e 24 meses de idade. Leva-se em conta que, a partir dos 18 meses, o bebê possua mais autonomia: começa a caminhar, diz as primeiras palavras, aprende a brincar com outras crianças e o contato materno já não é tão necessário.

Especialistas indicam que, durante os primeiros anos de vida, o melhor lugar para seu bebê é a sua casa. A figura da mãe e do pai, ou na sua ausência, de uma figura representativa que o bebê possa tomar como referência durante seus primeiros anos de vida, é necessária para o desenvolvimento emocional do bebê.

Mesmo tendo contato com profissionais da creche, que oferecem cuidados maternos, eles não suprem as necessidades do seu filho, pois o importante é o desenvolvimento psíquico e oferecer ao bebê o que ele necessita em termos de afeto. Portanto, quando a criança tem menos de 2 anos, o recomendável é ficar em casa com seus pais.

De todo modo, se não se pode estar com a criança durante os primeiros anos de vida, deve-se colocá-lo numa creche. O lugar deve ser dirigido por profissionais especializados em atender a menores de 2 anos e que dê atenção individualizada e estimulante para que o bebê se sinta querido como se estivesse em casa. Uma boa pesquisa de mercado vale a pena.

O jardim de infância

No jardim de infância, a criança fica sob cuidado de profissionais especializados em ouvi-la e atender suas necessidades por meio de infraestrutura adequada tanto física quanto emocionalmente. Uma boa instituição deve ser sempre bem equipada, tanto em infraestrutura, quanto em pessoal.

Os laços da mãe com o filho, sobretudo nos primeiros anos de vida, são de fundamental importância para a sua constituição psíquica. Somente aquela mãe que não tem nenhuma outra alternativa pode pensar em separar-se do seu filho, colocando-o numa instituição.

Ainda assim, é preferível que a criança continue no seio familiar com tias ou avós. Contudo, se matricular o filho num jardim de infância é a única alternativa, a mãe pode fazê-lo sem culpa ou receio, pois é parte constituinte da sociedade moderna tal comportamento.

Se a mãe deseja enviar o filho para o jardim de infância, porque trabalha e não tem outra opção, sugere-se buscar espaços que deem opção de livre trâmite à criança. Além disso, esses locais devem incentivar a participação de mães, pais e avós nas atividades. Até os 3 anos de idades, a criança necessita de condições ideais para o seu desenvolvimento saudável. Enfim, o ambiente deve ser o mais acolhedor possível, mas já com algumas características de escola.

A idade dos 3 aos 5 anos é a melhor fase para a socialização no jardim de infância. Deve-se lembrar que, até a escola primária, não é interessante que se exija da criança mais do que ela possa dar, caso contrário ela amadurecerá precocemente.

As crianças são curiosas por natureza; deve-se estimular a curiosidade delas, mas não forçar a aprendizagem, com horários e disciplinas rígidos, nem fazer uso de repetições ou estímulo-resposta na aquisição de conhecimentos.

O colégio

Se já passou a fase do jardim de infância, o colégio é a opção. Aliás, é obrigação, segundo a lei. Há uma série de fatores sociais, acadêmicos e de desenvolvimento que devem ser considerados na hora de decidir matricular o seu filho na escola:

  • Entusiasmo para aprender. Ele gosta de explorar e descobrir coisas? O seu filho faz muitas perguntas? É persistente quando encontra alguma dificuldade?

  • Habilidades de linguagem. Sabe comunicar as suas necessidades? Expressa seus sentimentos de forma apropriada?

  • Habilidade de escuta. Consegue seguir instruções simples? Dá conta de ouvir uma história inteira sem interromper?

  • Desejo de independência. Consegue ficar longe dos pais durante o dia? Sabe cuidar dos seus objetos pessoais? Consegue seguir duas instruções seguidas? Cuida da higiene pessoal sem ajuda?

  • Habilidade de interação com outras crianças e adultos. Consegue dividir, participar de grupos e solucionar problemas com outras pessoas?

  • Habilidades motoras com as mãos. É capaz de segurar e utilizar o lápis? Sabe cortar com tesoura? Está aprendendo a escrever o nome?

  • Conhecimento básico de letras e números. É capaz de recitar o alfabeto e reconhecer algumas letras? Pode contar até 10 e identificar os números de 1 a 5?

Enfim, o ingresso da criança no sistema educacional representa um momento desafiante para as famílias. Não só para os protagonistas que são as crianças, mas para pais e mães. Ver seu filho sair de casa pela primeira vez, para ficar sob cuidados de terceiros, implica num ato de confiança muito importante.

Para decidir corretamente é muito importante dispor de boas informações, conhecer a instituição mais adequada para o seu filho, bem como os profissionais que ali trabalham. Uma vez decidido, cabe a você confiar e proporcionar condições para que a separação não seja tão forte para você e para ele. E que a escola possa ser um lugar aconchegante.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a idade certa para colocar o seu filho na escola. Para ter acesso a outros conteúdos como este, siga-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram.

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