Os filhos são prioridade para o casal mas é preciso separar um tempo para namorar

Casamento e filhos: entenda a importância de conciliar

Muitos casais sonham com ampliar a família e ter filhos. Por mais que tudo seja planejado e bem pensado, são inevitáveis certas mudanças no casamento com a chegada dos pequenos. O que antes era uma dinâmica que só envolvia duas pessoas, agora envolve mais gente — e que são totalmente dependente do casal. Isso com certeza altera a rotina e pode acabar por interferir de forma negativa no casamento.

O que a vida conjugal mais precisa nesse momento delicado é de muita atenção e diálogo. A partir desses dois princípios, o casal pode trabalhar como uma equipe para dar total suporte ao bebê e ainda assim manter o amor e a companhia em dia.

Confira, neste post, 5 dicas importantes para conciliar casamento e filhos!

1. Dedique tempo para o amor

A Open University, do Reino Unido, publicou uma pesquisa que demonstrou que os casais sem filhos se consideravam mais felizes. A explicação por trás disso era que, sem crianças, o casal tinha mais tempo para dedicar ao relacionamento. Contudo, a mesma pesquisa mostrou que mulheres com filhos se sentem mais completas em outros âmbitos da vida. Então como equilibrar a chegada do novo membro na família e um casamento saudável e feliz?

É comum casais relatarem que o relacionamento esfria depois da chegada do bebê. É importante não permitir que isso aconteça. Existem maneiras simples de se conectar com o parceiro que não envolvem nem sair de casa.

Uma noite de filmes depois de colocar os filhos para dormir, um jantar romântico ou até um café da manhã na cama antes das crianças estarem de pé podem ser maneiras de passar um tempo a dois, trocar carícias e conversar sobre coisas que não sejam relacionadas a rotina como pais.

2. Divisão de tarefas

É de extrema importância não sobrecarregar a mãe. Por mais que ela tenha funções que só podem ser desempenhadas por elas, como amamentação, todo resto pode ser dividido. Além de ninguém ficar mais cansado que o outro, isso otimiza o tempo e permite que ambos possam se dedicar a outras funções: trabalho, lazer e o próprio relacionamento.

3. Mais diálogo, menos brigas

Como a chegada do bebê muda completamente a vida de um casal, haverá um tempo de ajustes e para que isso aconteça, é indispensável o diálogo entre os cônjuges. Falar abertamente sobre os sentimentos, compartilhar angústias e dúvidas, dar apoio nos momentos de fraqueza. Dessa forma, o casal se mantém conectado e descobre junto como fazer essa nova família funcionar bem para todos.

4. Atenção na saúde

Com crianças em casa, especialmente nos primeiros anos, os pais podem acabar por dar menos atenção para si mesmos e isso inclui também a saúde. Uma doença ou falta de disposição pode deixar o casal sobrecarregado e estressado. Manter uma rotina de sono, alimentação saudável e algum tipo de atividade física podem ajudar. A saúde mental também é importante, então atenção a isso!

O mais importante em todo esse processo é sempre o amor que existe ali e a parceria para conciliar o casamento e filhos. Dessa forma, a harmonia da família é garantida! Para você ver como é possível, conheça 6 casos de sucesso de mães empreendedoras para se inspirar!

Deixe uma resposta