Música para recém-nascidos: montando uma trilha sonora para seu bebê

Você já reparou no poder que a música tem? Ela diverte, acalma, inspira… enfim, ela afeta positivamente a vida de todos nós.

Contudo, há uma fase da vida em que as melodias desempenham um papel ainda mais especial: logo após o nascimento. A música para recém-nascidos estimula o desenvolvimento e representa uma série de vantagens para os pequenos.

Gostou do assunto? Continue acompanhando o post e saiba como os sons afetam o bebê, além de descobrir como montar a trilha sonora ideal!

Uma relação que começa na barriga

A relação entre música e bebê começa a ser construída ainda na gestação, quando a criança começa a escutar (a partir da 20ª semana, aproximadamente). Nesse período, os sons aumentam a atividade cerebral e contribuem para que o vínculo entre mãe e bebê se fortaleça. Um fato que mostra o quão forte é o papel da música já nesse momento é a criação de playlists para o momento do parto.

Após o nascimento, as canções continuam desempenhando um importante papel. Muitos estudos mostram que o bebê fica mais calmo ao ouvir sons que escutava quando ainda estava na barriga.

Expor o recém-nascido ao mundo musical é uma forma de estimular a capacidade cognitiva e cerebral, já que os sons ajudam a desenvolver a linguagem mais rápido, bem como aumentar a facilidade na hora de aprender novas línguas. Além disso, essa relação com a música ajuda (e muito!) nos futuros relacionamentos interpessoais.

Sendo assim, o constante contato com diversas melodias contribui para o desenvolvimento das capacidades sensitivas, intelectuais, motoras, linguísticas e emocionais. Ou seja, trilha sonora é um item que não pode faltar no “enxoval”!

Montando uma trilha sonora com música para recém-nascidos

Esse certamente é o principal questionamento dos pais, afinal, todos querem saber quais os melhores sons e canções. A verdade é que não existe uma música certa ou errada, apenas a que está de acordo com o estado da criança.

Se o bebê está muito agitado, por exemplo, uma música mais calma pode ajudá-lo a relaxar e até mesmo pegar no sono. Já as músicas mais animadas devem ser usadas quando ele está mais ativo, pois vai ajudar na estimulação.

Músicas instrumentais e com letras divertidas são boas opções para compor a trilha sonora e ainda ajudar na construção do vocabulário infantil. Com o tempo, é claro que a criança apresentará sinais de preferência por um ou outro som. Contudo, até esse momento chegar, o ideal é oferecer canções relaxantes e tranquilas.

Buscando inspiração em outras playlists

Diante da importância da música no desenvolvimento da criança desde o período da gestação, muitas playlists são criadas com o intuito de facilitar o processo de inserção da música na rotina, visto que nem sempre os pais têm tempo de montar uma trilha sonora com a dedicação que gostariam. Por outro lado, essas seleções prontas também servem para inspirar a construção de outras, de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Felizmente, há muitas apenas esperando pelo play. A Arca de Noé, por exemplo, está disponível no Spotify e é composta por poemas cantados por nomes conhecidos como Caetano Veloso, Marisa Monte, Seu Jorge e vários outros.

No YouTube, também é possível encontrar várias seleções de fácil acesso. Para pais que buscam uma trilha sonora relaxante para a hora do sono, há a opção de escutar 8 horas de música para ajudar a dormir.

Play Sleep Music é outra seleção disponível no Spotify e traz 13 versões tranquilas e relaxantes de algumas cantigas de ninar e músicas clássicas.

O desenvolvimento infantil é um processo incrível e não há nada melhor do que contribuir para isso através do uso da música para recém-nascidos. Como vimos, são muitos os benefícios das canções para os pequenos, desde o momento em que ele desenvolve a capacidade de audição — ainda na barriga!

O que você acha do uso da música como ferramenta para estimular o bebê? Gostou do assunto abordado no post? Acompanhe nossas psotagens no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Google+ para ficar sabendo das próximas novidades!

Deixe uma resposta