Post da Meu Mundo Personalizado sobre como dar banho em recem-nascido

Qual a melhor forma de dar banho em recém-nascido?

Dar banho no recém-nascido pode parecer um teste de sobrevivência para qualquer mãe ou pai de primeira viagem. É normal ficar apreensivo, uma vez que o bebê ainda é muito pequenininho e delicado.

Tomando alguns cuidados e fazendo a preparação correta, o banho pode ser a melhor hora do dia para você e para seu filho. Sendo assim, confira nossas dicas e torne esse momento ainda mais especial! Vamos lá!

Segurança em primeiro lugar

Para descartar qualquer medo, uma boa dose de cuidado é importante. Antes de começar o banho, tenha tudo o que precisa bem perto de você. Toalha, fralda de pano, fralda descartável, pomada para assaduras, algodão, cotonetes, roupinha, manta, naninha e tudo mais que o seu bebê precisar.

Outro passo importante: nunca saia de perto do seu bebê. Se esqueceu de algo, só vá buscar se for realmente importante, mas leve o bebê com você. Jamais deixe o bebê sozinho!

Cuide também para que o chão esteja sempre seco, para evitar escorregões. Feche portas e janelas para não deixar que correntes de ar interfiram na temperatura do quarto e se alguém tocar a campainha ou te ligar, deixe para depois. Lembre-se que nada é tão importante quanto a segurança do seu bebê.

A banheira do recém-nascido

A melhor localização para a banheira é o quarto, onde você tem mais espaço para deixar tudo que ele vai precisar depois de limpinho. Geralmente, os banheiros são mais frios, úmidos e têm o espaço reduzido.

O ideal é colocar a água fria na banheira e temperar com água quente, aos poucos. Teste com o seu cotovelo — ou com as costas da mão — se a temperatura está amena e não encha demais a banheira. Se não estiver confiante, utilize um termômetro. A temperatura ideal para o banho deve ser entre 37 e 38 graus. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir a barriguinha do recém-nascido, nada mais do que isso.

Uma ajudinha é sempre bem-vinda

Assim como todas as coisas delicadas e importantes que fazemos, é bom termos companhia nessa hora também. Dividir o momento do banho do recém-nascido com o companheiro, com a mãe ou com uma amiga é divertido e muito gostoso.

Laços se tornam mais fortes quando momentos especiais são compartilhados — além da parte prática, já que, para a mãe de primeira viagem, toda ajuda é bem-vinda!

Secar o seu bebê é tarefa importante

Assim que terminar o banho, é necessário enxugar bem cada parte do corpo do recém-nascido. Antes de preparar a água para o banho, deixe à mão a toalha e a roupa que vai utilizar após o ritual de higiene.

Dê preferência às toalhas aveludadas com capuz. Elas são a melhor maneira de enxugar o seu bebê sem que ele sofra golpes de ar frio, além de manter o cuidado necessário à sensibilidade de sua pele.

Fique atenta às assaduras

Muito comuns em recém-nascidos, as assaduras se tornam um pesadelo na vida de muitas mães, especialmente as de primeira viagem.

Por mais que a sua causa recorrente esteja relacionada à frequência adotada para troca das fraldas, é importante se certificar de que não resta resíduos da urina e das fezes ao lavar as partes íntimas do seu bebê, bem como secar adequadamente todas as dobrinhas do seu corpo, afinal, o acúmulo de água também pode causar irritações e assaduras.

Cuidados especiais com o umbigo

O coto umbilical costuma dispender algumas secreções, que sempre devem ser retiradas durante o banho. Para fazer isso sem machucar a pele, utilize somente água filtrada e fervida e sabonete neutro de glicerina.

Outro momento no qual você deve se manter atenta é o de secar a pele do local. Procure não deixar nenhuma quantidade de água, pois a umidade dificulta a cicatrização. A maneira correta de enxugar é utilizar uma gaze esterilizada a partir da base até a ponta.

Os resíduos de secreções devem ser retirados com um cotonete. Quando estiver bem seco, utilize um conta-gotas para pingar um pouco de álcool e envolva com uma gaze.

Este ritual deve ser repetido até que o coto seque e caia, momento que representa a total cicatrização e que normalmente ocorre entre 7 e 15 dias após o nascimento.

Nem sempre o banho será em casa

Por mais que não seja comum viajar com recém-nascidos, algumas vezes a viagem para conhecer algum parente que mora em outra cidade ou simplesmente o fato de ir dormir na casa da avó são situações inevitáveis.

Neste caso, o jeito é adaptar a rotina da criança à viagem e deixar fluir. Para o banho, você pode levar uma banheira portátil, daquelas que enchemos de ar para usar. Não se esqueça, também, do kit de produtos de higiene do bebê.

Escolha uma superfície reta e o cômodo mais aquecido da casa para colocar a banheira sobre uma toalha e dar o banho. O resto do procedimento é igual ao que você já está acostumada a fazer em casa.

Atenção redobrada no inverno

Em dias muito frios, é comum perguntar-se se o banho deve ser dado. A resposta para essa pergunta é sempre “sim”. O banho diário deve ser dado no recém-nascido, independentemente das condições climáticas.

Para que ele não sofra tanto com a baixa temperatura, escolha os horários mais quentes (ou menos frios) do dia (um pouco antes do almoço é o ideal). Feche as portas e janelas do local onde dará o banho e não deixe a água demasiadamente quente, para não ressecar a pele.

Uma boa dica para dias muito frios é colocar uma toalhinha embebida em água morna na barriga do bebê durante o banho. Dessa maneira, ele não sentirá tanto a mudança de temperatura.

Entretanto, o banho deve ser mais breve e o bebê deve ser enxugado e vestido o mais rápido possível. Uma boa dica é colocar a parte de cima do body primeiro — cobrindo o tronco — antes de fazer os procedimentos necessários com o umbigo ou pomadas.

Além do banho no seu bebê

O banho, em si, não deve ser demorado. Porém, se o bebê está com cólicas, se preparando para dormir, ou se o dia está pedindo um mimo a mais, ponha em prática a aromaterapia.

Ervas ou óleos aromáticos podem ser inseridos no banho do recém-nascido e podem ajudar a manter a pele dele saudável. Calêndula, camomila, lavanda e aveia são alguns ingredientes que podem transformar o banho em um momento bem relaxante.

A pele do seu bebê é muito sensível e, também por isso, tenha atenção aos produtos como sabonetes e xampus. Muitas vezes, somente água é suficiente. Mas, se o bebê tiver se sujado, use apenas produtos neutros, para não desencadear uma alergia.

São momentos como dar banho em recém-nascido que a mãe se descobre cada vez mais essencial na vida do seu filho e percebe que cuidado nunca é demais.

O artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão viver esse momento da maternidade com tranquilidade e muito amor!

Deixe uma resposta